segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Despedida do "IO". 13 de Fevereiro de 2011

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-003/2011

DESPEDIDA DO “IÔ”

No dia 13 de fevereiro de 2011, no campo da A.A.Macedo, na cidade de Guarulhos, SP, foi prestada uma homenagem na despedida do futebol do nosso simpático amigo e desportista “IÔ”. Tudo transcorreu conforme planejado. Salva de tiros, hasteamento de bandeiras, hino nacional, discursos, etc. etc. e etc.
O que não constava da programação foi o “Walk Over” (WO) dado pelos convocados para que dependurassem suas chuteiras e a carreira de futebolístita principalmente. Foi só o IÔ se despedir dos gramados que logo em seguida o Ronaldo Fenômeno resolveu também parar. Os nossos amigos convocados para fazer parte da despedida juntamente com o IÔ são insistentes. A lista dessa convocação estava afixada no mural da Associação Desportiva Vila das Palmeiras no pub do Curão, com os seguintes nomes: Ramiro, Maidana, Sidney, Magrão, Rui e João Parras. Será que faltou algum nome? Quem souber favor nos avisar.
Já a turma do estaleiro; Pingão, Mangote, Robertinho, Gerson, Cilinho e outros, aguardam ansiosamente a adesão dos novos sócios convocados (vide lista no mural). Se já não tiraram. Aos futuros novos sócios é favor providenciarem uma foto 3 x 4 para a carteirinha. Não é necessário trazer atestado médico. Só a autorização da família.
Brincadeiras á parte, a realidade da vida nos mostra que, gradativamente nesse nosso mundo tudo vai se definhando. A pedra se desgasta com a ação do vento, com a força das águas, pelo manuseio do homem, etc. A lava densa e ardente é resfriada pela água e torna a ser pedra novamente. O que não dizer de nós seres humanos. Também somos desgastados e lapidados com o passar dos dias que somados se transformam em anos. Portanto estamos constantemente pelo processo que é imposto a tudo e a todos.
A turma da velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras, deseja ao IÔ e amigos, saúde, paz e alegria. A nossa “Arca de Noé” tem vaga para muita gente que se enquadra no espírito e pensamento dos freqüentadores do nosso grupo. Faça sua inscrição. Não precisa de foto, só é necessário sorrir, respeitar e saber viver em grupo. Venha se desgastar e se lapidar conosco e com sabedoria.
Ganhamos a vida através do que recebemos. Fazemos uma vida através do que damos. (Winston Churchil)

Aniversário do Manézinho. 12 de Fevereiro de 2011

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-002/2011

ANIVERSÁRIO DO MANÉZINHO

Sábado, dia 12 de fevereiro de 2011, temperatura acima dos trinta graus centígrados à sombra, Rua Poeta Castro Alves, pub do Curão. O que aconteceu? Mais um aniversário comemorado pelo nosso empresário do ramo de TV e som. O nosso amigo Manoel Pina, mais conhecido como Manézinho (o homem do flyback).
Fomos agraciados com um cardápio sortido, cujo prato principal era “Arroz de Braga”, feito a quatro mãos pelos nossos mestres cucas Zé Ramos e Moacir. É para tirar o boné para os dois. Também fez parte do cardápio à turma da banda “Todos os Tempos”. Que luxo! João Miguel, Nunes, Feijão, Mangote e Watson deram o toque de alegria melódica ao evento no tempo sem vento. Que calor que fazia nesse dia. Aliás, é uma redundância falar em calor.
Quem soltou a voz foi o nosso bom baiano “Charolês”. Não é que o freqüentador da turma da “Arca” conhece de música!
Saladas, sorvetes, doces e frutas fizeram o complemento do cardápio oferecido pelo aniversariante. Ah! Ia esquecendo a cerveja também constava na carta de fermentados. Também havia três “destilados” de rótulo vermelho que se evaporaram nos copos dos apreciadores do precioso líquido.
O nosso amigo aniversariante tem um prestígio que atravessa divisas. Não é que o cara recebeu uma ligação do nosso amigo Dica lá de Serra dos Aimorés, MG. Dica que é irmão do nosso eterno professor de história e geografia. Ta mais perto o Manézinho sair candidato em Serra dos Aimorés, do que o Zé Arno ser técnico de rádio e TV. Vá com calma Manézinho.
Quem também esteve conosco foi o velho amigo Mazola, o cara está acabando com o estoque de guaraná “zero” do Curão. Quem diria hein!
Ao nosso amigo Manézinho, nossos parabéns e agradecimentos pela oportunidade de nos envolver nessa comemoração e também de podermos contribuir de certa forma com entidades filantrópicas que ele participa e nos passa esse espírito de solidariedade.
  • Não ser útil a ninguém, equivale a não ser nada. (Descartes)
  • Numa sociedade organizada, ninguém morrerá de fome. (!)
  • Não há excessos na caridade. (Francis Bacon)

Arujá,SP. Campo do Pascoal Dourado. 31/01/2011

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-001/2011

ARUJÁ-SP


Foi como sempre foi e sempre há de ser que, com muita alegria e prazer que a velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras se reuniu neste último domingo para uma partida amistosa de futebol.
Sem pré-temporada (contenção de verbas) e sem treino (falta de espaço), a turma da “Arca”, marcou encontro na Rua Poeta Castro Alves e de lá seguiu rumo à cidade de Arujá, SP para a primeira apresentação futebolística do ano. Com um forte esquema de segurança para conter a ansiedade dos velhinhos, lá fomos nós rumo ao nosso destino. Normalmente não fazemos apresentações ao domingos. Ah! Falo! Desta vez abrimos uma exceção. Depois de taxiar as aeronaves e estaciona-las em seus devidos lugares, foram iniciados a preparação para adentrarmos ao gramado. A comissão através de seu técnico Mangote mandou a campo a seguinte formação: Maidana(Chiquinho), Ramiro (Sidney), Edgar, Magrão (Márcio), Pezinho (Rubinho), Zezinho (Didi), Mimi e Nega Rosa (Rui), Nenê, João Parras (Joãozinho) e Careca. Vencemos pelo placar de 5 X 4. (Careca-2, Nenê-2 e Joãozinho-1). Pra variar o Careca sempre deixando sua marca, bem como o Nenê bombeiro, já o nosso Joãozinho acertou um tremendo de um petardo na bola que foi parar no ninho da coruja, e se estivesse um elefante nesse ninho, fatalmente o paquiderme estatelaria no chão.
O campo leva o nome de “Estádio Paschoal Dourado” em homenagem ao seu fundador e mede 118,00m x 78,00m e fica em um local muito agradável e prazeroso. Por falar em prazer, depois do jogo a fome e a sede só foram contidas pelo pernil destrinchado pelo Tio Moacir e pela cervejinha gelada que desceu redonda pra barriga dos redondos.
Os dois químicos que estiveram no Ramiro na ultima vez marcou presença novamente. Um foi de motorista da rodada e o outro que foi personagem do “Boa Noite Lobo Mau” estava bem à vontade e conseguiu registrar bons momentos para enriquecer o nosso blog, acesse (www.adviladaspalmeiras.com). Foi observado que de abstêmio na nossa delegação dá até para contar em uma só mão de um que morou no PA do DF, aquele da uni nove.
Um fato que chamou a atenção e que vem acontecendo de vez enquanto é com respeito ao nosso zagueiro. O cara vai pra casa da namorada e manda alguém resgata-lo porque não consegue sair sozinho. O cara não tem jeito.
Já na estrada vicinal que dá acesso ao local do jogo, havia um comando da PM fazendo uma fiscalização de praxe. Não é que os caras pararam o carro do Ramiro, que por azar estava sem documentação do veículo (não conhece o Despachante Beija Flor). Alguma informação vazou. Tem gente querendo puxar o tapete do velhinho na lateral direita.
Quem sorriu o dia inteiro foi o dono do barzinho á beira do campo, com o calor que fez, o consumo de cerveja foi além da conta.
Estamos pensando (velho também raciocina) para 2012 formarmos um segundo time de máster para todos jogarem o tempo inteiro. O que vocês acham a respeito disso? Deve ser arriscado, vai que os atletas queiram jogar nos dois times.
Teve uma cena ocorrida na partida devido a uma falta perto do nosso gol que chamou nossa atenção. Alguém do outro time disse ao Edgar:- Você é grande mas não é dois. Não concordamos, pois esse nosso amigo Edgar é dez (10) e não dois (2).
O Watson e o Feijão lá pelas tantas estavam parecendo repentistas (pessoas que cantam improvisando letras). O Bonitinho não chega ao grande “Patativa do Assaré”, mas deu uma canja na sua improvisação.
Vocês já ouviram falar no “Patativa do Assaré”? Antonio Gonçalves da Silva nasceu na cidade de Assaré que fica no sul do Estado do Ceará a 490 km de Fortaleza, no dia 05/março/1909 e viajou em 08/julho/2002. Passou seis meses na escola, e isso não o impediu de ser Doutor Honóris Causa de pelo menos tres Universidades. Patativa é um pássaro de canto melodioso e triste.
  • Aprenda a prestar atenção. Às vezes, a oportunidade bate à porta muito baixinho.
  • Amigos não são aqueles que enxugam as lágrimas, e sim aqueles que não as deixam cair.
  • O lar não é simplesmente o espaço entre quatro paredes, é o santuário da aplicação.
  • O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer alguma coisa.

Aniversário do Magrão, Celso e Robertinho. 19 de Dezembro de 2010

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Divisão Cinqüentenária – Edital ADVP-013/2010

Guarulhos-SP


Para fechar o ano e não fugindo a regra, neste último domingo dia 19 de dezembro de 2010, fomos comemorar o aniversário dos nossos amigos; Magrão, Celso e Robertinho lá no Pub do Curão. Esse evento até parece que faz parte do calendário da cidade. Pode e não faz parte, mas, para a turma da “Arca de Noé” é parte do nosso calendário.
Dezembro, a velharada estava a todo vapor. Começou no dia 4 em Guararema-SP, na chácara do Maidana (nosso goleirão artilheiro, quem diria). Em seguida foi o jogo com o pessoal de Pirituba, que foi intermediado pelo Robertinho (aquele que tomou uma rasteira da formiga lá na chácara). Sem comentários. Isso no dia onze. Na quarta-feira dia 14, os comandados do Mangote (nosso treinador), fizeram a ultima apresentação do ano na quadra da A.A. Macedo. Jogo esse arrumado pelo Jaime. Mantivemos nossa hegemonia (quatro partidas seguidas sem perder). Caramba!
Voltando a festa do domingo, estava bom demais. A quantidade de pessoas no local, por metro quadrado estava quase igual à média daqueles dias ensolarados em que as praias paulistas ficam lotadas, ou iguais à Rua D. Pedro II, no centro de Guarulhos em final de ano. Sob a orientação do supervisor da festa, o nosso não menos conhecido Magrão, as tarefas de preparação do local começaram logo cedo. Desde a colocação da lona, arrumação de mesas e cadeiras, tudo nos trinques. Desta vez foi instalada uma tenda quase igual àquelas que existem nos acampamentos no deserto do Saara e outros desertos do oriente médio que ficam ao lado de um oásis. Bem, faltaram os turbantes, a vegetação e os camelos. Por falar em camelo, os nossos velhinhos estavam com uma sede. Também pudera, com um sol de lascar e um bruto de um mormaço que fez no dia, só se fosse um “Coala”. No nosso oásis não faltou comida, bebida musica e alegria. Mesmo com dois motores de avião a jato ventilando o ambiente não foi fácil suportar o calor. Detalhe não teve café da manhã em nem o chá das cinco. Não estamos na chácara lá em Guararema.
Essa velharada está ficando sem fôlego para jogar bola. Agora pra festa os velhinhos emprestam o rim e o fígado da sogra (brincadeirinha) e: “O Céu é o Limite”. Quer dizer não se chega ao fim! Disseram que os refletores se apagaram lá pelas 21:00h! Mas os caras não estavam um tanto ou quase apagados?
Continuando e completando sua trajetória pelo Universo, a Terra (e nós de carona), fechamos mais um ciclo de translação do sistema solar. O ano de 2010 está terminando. A nossa jornada é feita de segundos, de pensamentos, de atitudes, de trabalho, de caridade e de amor ao próximo. Uns não completam o ciclo, são convocados para um outro plano em algum espaço que, sei lá onde fica. Os que permanecem continuam sua jornada até onde lhe permitirem.
A velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras, agradece a todos que estiveram conosco em 2010 e deseja aos amigos, freqüentadores, simpatizantes e seus familiares uma “Arca de Noé” cheia de saúde, alegria, paz e harmonia.
Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz. (Vitor Hugo)

Guararema,SP. - 4 de Dezembro 2010

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Divisão Cinqüentenária – Edital ADVP-012/2010

Guararema-SP


O ninho do colibri ficou acanhado com a presença da velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras no último sábado dia 04/12/10. Aos poucos os convidados foram chegando. Uns acompanhados de suas esposas, outros com as namoradas e também os solteiros. O encontro também deu direito aos que se dizem atletas, baterem uma bolinha no campo socyte da chácara. Aí sim, salve-se quem puder.
Garbosamente os velhinhos foram desfilando suas ‘barriguinhas’ dentro dá passarela verde. Quem é goleiro vai para o gol, por que... Sem o SAMU é arriscado e dá enjôo. Uma das solicitações dos ‘jogadores’ foi para que não deixassem nenhuma formiga ficar no gramado, pois poderia alguém tropeçar e virar notícia. Foi em vão, o Robertinho desabou sozinho, aliás, perto dele só estava a bola com os braços para cima gritando: cuidado! Espera aí, bola não tem braço! Então era formiga, e das grandes, porque pra derrubar aquele bitelo só pode ter sido uma formiga tanajura.
Não teve como impedir o nosso goleiro (Maidana), fez que fizesse e foi atuar na linha. Distribuiu os coletes escolheu os times, reforçou o seu lado. E não é que o cara espetou dois gols no João Parras que estava fantasiado de... Acho que era o “Batmam”!
Com as obras do parque aquático a todo vapor, ficou restrito a utilização da piscina. Com isso nossos ‘homens bóias’ ficaram frustrados. Foram nadar na cerveja, no churrasco, na música, na conversa e na alegria.
O nosso fotógrafo mudou o corte do cabelo para não ser reconhecido, mas não teve como ser notado. Manteve-se discreto e não exagerou. Já o que os ‘Bob’s Esponjas’ se fartaram, foi de causar inveja a qualquer camelo, êta sede! E é isso aí, bebe quem pode, obedece quem é ajuizado, e tenha sempre ao seu lado o motorista para o translado.
Depois da canja do Ceará acompanhado pelos pássaros canoros que estavam a sua volta, o nosso amigo Feijão fez também sua apresentação. O cara se revelou também no racha, fechou o gol, pudera com todo aquele tamanho.
A todos que lá estiveram somos gratos pela presença, os que não puderam ir ficamos no aguardo em uma outra oportunidade.
Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.
Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental.
Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

Arujá-SP. Chácara do Ramiro. 20 de Novembro 2010

Associação Desportiva Vila das Palmeiras
Divisão Cinqüentenária – Edital ADVP-011/2010

RAMIRO


Num país cheio de trastes e contrastes, traças e trapaças, futricas e tiriricas, eis a turma da “Arca de Noé” novamente partindo para mais um encontro futebolístico. Como acontece anualmente e faz parte do calendário da velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras, lá fomos nós outra vez para a chácara do Ramiro.
Era para mesclarmos os “atletas” e fazermos um “rachão”. Fizemos o rachão, mas, não mesclamos o pessoal; saiu melhor que a encomenda. Desde que aconteceu a nossa primeira ida à chácara, não faltamos uma única vez. Isso é uma prova de nossa conduta, relacionamento e amizade. A semente selecionada, o solo bem preparado, a planta irrigada, só pode dar bons frutos. È isso que a A.D. Vila das Palmeiras colheu e colhe ao longo da sua trajetória por este planeta.
Com um dia ensolarado e a temperatura por volta do 29º, a velharada se esbaldou no suco de cevada misturada com lúpulo acompanhado de carne e lingüiça (bom demais).
O desempenho do elenco em partidas anteriores deixou o nosso amigo Pingão, ex “coach” da equipe um tanto quanto cheio de vontade de voltar a desfilar perto das quatro linhas do gramado. E neste final de semana não é que o velhinho esteve conosco. Só que pouco ficou junto ao campo. Por ser rachão, o cara foi para o laboratório instalado no “Ramiro Arena” para fazer alguns testes químicos e precisava de um assistente. E esse assistente era nada mais nada menos que o fotógrafo oficial da delegação que pouco jogou. Os dois seguiram juntos para o tal laboratório e começaram as experiências. Conclusão o cara da “xereta” depois dos experimentos ficou tragado, estragado e em seguida adormeceu e convalesceu. Segundo investigações, deram o tal de “boa noite lobo mau” pro o cara. Êta lasqueira.
A vida propícia a cada um de nós momentos únicos durante essa nossa estadia pela Terra. Por tantas situações que passamos; boas, ruins, memoráveis, decepcionantes, tristes e saudosos, felizes e gratificantes. Esse nosso momento vivido na chácara do Ramiro foi mais um encontro especial e prazeroso. Buscamos e conseguimos o nosso propósito que era dar o nosso respeito e gratidão para com todos que se envolveram neste dia vinte de novembro.
Ao Ramiro e a sua turma, os nossos agradecimentos da velharada da Associação Desportiva Vila das Palmeiras que lá estiveram:
Magrão, Maidana, Mangote, Pingão, Sidney, Edgar, Careca, Rubinho, Cabeleira, Ivan, Luis e Cilinho.
Obs. Comentário foi censurado pelo órgão competente. Vocês tão querendo é muito.
CADA CRIATURA É UM RASCUNHO A SER RETOCADO SEM CESSAR.
(Guimarães Rosa)