quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aniversário do Rubão - Agosto de 2014.

           Associação Desportiva Vila das Palmeiras
                                                                      1964-2014
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-011/2014

Coisas do Alçapão
Agosto/2014

            Na noite de uma quarta-feira dia 6 de agosto o nosso amigo Tio Moacir chegou bem acompanhado ao Alçapão do Curão. Notamos que ele chegou junto com o Luís, nosso músico do violão sete cordas. Será que o tio veio de alguma apresentação? Dizem que está dando autógrafo e que só canta com o acompanhamento desse tal violão. Caramba! O cara tá ficando mascarado. Tão mascarado que trocou uma garrafa por uma caixa medindo 0,60 X 0,20 centímetros contendo um riscador de azulejo e levou até seu carro. Detalhe, a embalagem continha à estampa da peça. Será que nessa máscara tinha algum furo? Ih! Nós não reparamos, mas um pernilongo de plantão sim.
            Lá no alçapão, sempre de pode o Tio Moacir dá uma canja para os nossos velhinhos interpretando músicas do nosso saudoso Jamelão (José Bispo Clementino dos Santos) – 12-05-1913 (*) - 12/06/2008 (+) tais como; Matriz e Filial, Ela Disse-me Assim, Vou Brigar com Ela e outras. Portanto tio, você pode sim, de vez em sempre usar essa máscara com ou sem furo. Obrigado por estar conosco.

          
            Quem estava inspirado lá no Alçapão da Castro Alves, era o nosso bom baiano Charolês. De capitão de corveta para locutor de rádio FM foi um sopro só. A voz entoada pelo nosso amigo ecoava no ambiente que alguns começaram lembrar-se do saudoso locutor Antônio Celso da Rádio Excelsior. Isso é bem passado. Lembram! É já que a FM 104,9 Radio Comunitária de Serra dos Aimorés, MG contrata a “Voz de Veludo”. Quem fez o fundo musical com o violão para o nosso locutor foi o João Miguel. Só falta agora o Zé Arno falando na tal rádio anunciando o Tio Moacir interpretando músicas do Jamelão. Lá no Alçapão o que não falta é gente talentosa.
           Água Como diz o Arno, nosso professor de história, geografia e meio ambiente; A natureza está cobrando o preço pelo uso abusivo e indevido de seus recursos naturais. E você! Está fazendo a sua parte? Está sentindo o que é falta d’água! Pois bem, seja sensato e use com bom senso esse líquido muito precioso que vale mais que qualquer mineral existente no Planeta Terra.

Lavar o seu prato para o próximo utilizar, é um exemplo de sustentabilidade.
                                                                                            (Nelson Sargento)

JOSÉ ARNO
            Certo pernilongo, primo daquele que viu o Tio Moacir com aquela tal mascara sem furo, informou-nos que há um empresário pretendendo levar o nosso centro atacante Luciano (Careca) para gramados lá da terra do Tio Sam. O cara numa entrevista certa terça-feira lá no centro de treinamento dos velhinhos (têm esse espaço?), estava muito entusiasmado nos contando da abordagem dessa pessoa e que pode realizar esse sonho. Careca, é melhor você ficar com o pesadelo do seu contrato com os velhinhos da Arca de Noé. Não vá se acicatar muito. Isso pode ser uma falácia. Putz! Onde é que esse pernilongo achou tais palavras? Essa foto parece que foi maquiada!




            Sobrou assunto numa noite de terça-feira lá no Alçapão do Curão. Falou-se de tudo; de cachorro, aves, política, música, etc. e etc. E tudo começou com a nova atração lá do alçapão; um tipo de caixa de madeira cercada com uma tela de proteção que o pessoal estava tentando saber o que seria. Tinha gente perguntando que tipo de ave estaria lá dentro ou se era algum outro tipo de animal. Calma pessoal, o que está lá é o “pé vermelho”, primo do famoso presunto “pata negra”. Nessa noite até o Barranco deu uma canja para nós e entoou umas músicas do Nelson Gonçalves. Só faltou a turma do Flashback dos anos 80 e 90.

Aniversário do Rubens (Dió)
14/07/2014

            Foi com muita alegria e satisfação que nos reunimos para comemoramos o aniversário do nosso amigo Rubão. Para homenageá-lo juntaram-se a ele, dois de seus filhos e o time de idosos da Associação Desportiva Vila das Palmeiras. Pronto, estava armada a festa. O prato foi “arroz carreteiro”, preparado é claro pela dupla; Zé Ramos e Edu. Entre risos, papos, repapos e retratos seguiu-se a noite festiva do nosso amigo e homenageado natural de São João de Pau D’Alho, SP, que para nossa alegria, abraçou a cidade de Guarulhos e o pessoal da Arca de Noé. Não só ele, mas como um grande número de frequentadores.
           Tudo estava bem organizado. A carta de vinho ficou com o Gerson. Quem fez repeteco e trepeteco da batidinha e aprovou foi Mr. Santos. O prato principal era responsabilidade do Zé Ramos e Edu, como já informamos. O Barman era do Curão. E a alegria era de todos. Ficamos meio que desconfiados foi com o tanto de latinhas de água tônica que acumulou sobre um balcão à esquerda de quem entra lá no recinto. Os nossos técnicos do laboratório foram chamados para verificar a embalagem e analisar o conteúdo dos recipientes. Depois de certo tempo chegaram à conclusão que realmente era água tônica. Ufa! Era o filho do Rubão quem estava bebendo o tal refrigerante. Você sabia que o Sr. Rubens é conhecido lá na terra dele por “Dió”. Nosso respeito e satisfação de ter você conosco esbanjando alegria, saúde e vitalidade. Parabéns de todos do alçapão.

Carisma... Todos os seres possuem, mas são aqueles que o
evidenciam que se tornam naqueles a quem admiramos.


Eleições

            Aguenta coração. Já começou na TV o vomito eleitoral. Os caras ingerem diferentes planos de governo e vomitam o mesmo azedo de sempre. Se quando eleitos, tomassem atitudes condizentes das reais necessidades do país e executassem as prioridades que se fazem necessárias.


Curiosidades

- Soricidae é uma família de mamíferos da ordem Soricomorpha, que inclui animais de pequeno porte e de hábitos insectívoros. Muitos membros desta família são conhecidos pelo nome de musaranho. Eles medem cerca de 10 cm (alguns não ultrapassam 2,5 cm) e pesam cerca 15 gramas. Contudo, apesar do pequeno porte são capazes de atacar, matar e devorar animais que têm o dobro do seu tamanho. Comem o equivalente ao seu peso de três em três horas. Algumas espécies praticamente não dormem para não deixar de se alimentar. Por causa do metabolismo acelerado, muito tempo sem comida pode significar a morte. Seu coração bate 1200 vezes por minuto, quase doze vezes mais rápido que o do ser humano.


- O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos, os quis consomem cerca de dois bilhões e meio de lápis por ano.


- Presunto Pata Negra - Um dos melhores presuntos cru do mundo tem sabor amendoado e é consumido na temperatura ambiente



Aniversário do Zé Ramos - Julho de 2014.

          Associação Desportiva Vila das Palmeiras

                                                                         1964-2014
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-010/2014

“Fatos, Papos e Relatos”
15,22 e 29/07/2014

            O Alçapão do Curão tem vivido momentos de “Mais Nóis”, quase igual ao programa da Ana Maria Braga (Mais Você). Vamos explicar. Já é uma terceira terça-feira que rola esse “programa”, lá no nosso estúdio. Numa semana o Manézinho Olivier foi quem pilotou o “dragão” de quatro bocas lá da cozinha do Curão. Foi a terça do ensopado de peixe. O nosso artista da cozinha trocou uma três vezes a sua indumentária, parecia estar na passarela. Nessa mesma noite, quem comandou a churrasqueira com peixe assado foi o Batu Balotelli. Esse Batu tá uma máscara só. Todos sabem que o cara dá conta do recado na culinária. Como árbitro de futebol Society ele nem quis apitar lá na cidade de Castilho. Que mascara! Será que havia alguma mancha no seu uniforme. Ou era porque tênis não era amarelo mostarda e não combinava com a indumentária. Sei lá! Quem sabe o “Balô” queira entrar para o nosso time de veteranos. Sei não!
            Na terça-feira dia 22 de julho foi a noite do paste. E olha que não temos nenhum pasteleiro japonês na parada. A não ser que o nosso amigo Hiroshi esteja camuflado. O cara mexe com outro tipo de comércio. Mas o fato é que estava um luxo só. Pastel com recheio de bacalhau. Uau!  Quem esteve chefiando a cozinha foi o Demóstenes. Com o WO do Perninha, quem pilotou a espiriteira na fritura dos pastéis foi o Manézinho. O cara é o coringa! Cuidado com o Batman.
            Mudando para sexta-feira, quem estava todo elegante num belo terno era o nosso amigo João Miguel. Será que haverá mudança na comissão técnica no nosso time de máster? Cremos que não. O nosso treinador Mangote Ramalho, ex-atleta do futebol de salão da Associação Desportiva Vila das Palmeiras está com tudo que tem direito no cargo e tem o aval da nossa comissão técnica. O nosso amiguinho está parecendo Sir Alex Ferguson (ex-treinador do Manchester United da Inglaterra). Tá poderoso esse Mangote (Ramalho ou Ferguson?). É muita falácia da imprensa sobre esse assunto. Nosso treinador só balança quando está na gangorra do parque de diversões.
            A novidade no alçapão será a catraca de acesso ao reduto dos velhinhos que será implantada tão logo seja reconfigurada. Ela foi emprestada para os jogos do campeonato mundial de futebol deste ano. Também aceitará o cartão BOM e o Bilhete Único. A catraca será bem maleável e fácil de utilizar. Isso no caso de houver algum velhinho meio perrengue com dificuldade em passar nessa tal catraca. Não seria melhor já instalar uma catraca com raios laser? Laser (cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação).

 “Aniversário do Zé Ramos”
31/07/2014

            No farfalhar do vento nas folhas do pé de manjericão lá no Alçapão do Curão, tivemos o deleite (não seria de cerveja?) de participar da comemoração de aniversário do nosso amigo Zé Ramos. Não vamos entregar a idade do nosso mestre cuca sessentão, mas neste último dia do mês de julho ele somou mais uma volta em torno do Sol. Putz! São 365 dias mais cinco horas e quarenta e oito minutos. Que belo giro hein! E nós junto nessa volta. E como sempre acontece, o Zé Ramos reúne os velhinhos da Arca de Noé na comemoração. Desta vez o prato da noite foi carne com legumes, macarrão e arroz primavera. E que fartura.
            Como o Rubão tomou o terceiro cartão amarelo, quem andou tentando suprir a vaga foi o nosso repórter fotográfico. Detalhe era só para serviços gerais. Ainda bem que o Tio Moacir chegou e emprestou seus conhecimentos culinários na cozinha do alçapão. O Carlos e o Álvaro, dois zagueiros que começaram nas divisões de base do Vila das Palmeiras, também lá estiveram prestigiando o aniversariante bem com dando autografo aos seus fãs. Dentre eles o Gerson, Mangote, Cilinho, Barranco e etc. Caramba meu, os caras são muito das antigas? Detalhe, eles eram chamados de a zaga “Maria Mole”, só tá faltando o Nelci. O loco meu! Aí seria o trio “pé de ferro”. São somente brincadeiras. Veja abaixo a simpatia dupla de zaga.
            Claro que não faltaram os músicos e as músicas. A música é fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Desde os tempos antigos que sempre que uma nova sociedade nasce com ela aparece um novo estilo de música. É o conhecimento geral que a música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. Dessa maneira, ela pode ser utilizada para manipular as pessoas, seja essa manipulação bondosa ou maldosa.
            Nesse time musical estavam presentes; Luis, Osiel, Mangote, Jorginho Damásio e Flávio. O pessoal estava um tanto quanto apreensivos em bebericar algum drinque ou saborear uma cerveja. Vai que a coisa pega fogo. Mas eis que apareceu um cara com um capacete de bombeiro e, a tranquilidade reinou novamente no ambiente. Será por isso que o estoque de cerveja baixou? Ficamos preocupados foi com o Mazola que depois de muito prá lá e prá cá com uma panela vazia, achamos que alguém havia escondido o milho da pipoca. Será? Mas não era festa junina! Ao amigo Zé Ramos, nossos parabéns pela data, obrigado pelo convite e pela oportunidade de nos encontramos novamente nessa sua comemoração que foi dividida conosco. Quem está batendo o cartão de ponto direitinho é o Alfredo Berti. Ele já deve ter o cartão preferencial sênior.
Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

Os pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.
E seus representantes no governo, por isto não pensam diferente.
Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos.



Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e uma das mais difíceis tarefas na grande arte de viver.              (Henri Amiel)

Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

Os pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.
E seus representantes no governo, por isto não pensam diferente.

Nós somos o que pensamos e não o que pensamos que somos.

Aniversário - Carlinhos, Gerson e João da Rolha. Junho de 2014.

          Associação Desportiva Vila das Palmeiras
                                                                        1964-2014
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-009/2014

“Feijoada do Bira”
19/06/2014

            Se fosse vivo, o nosso amigo Bira estaria fazendo aniversário neste mês de junho. E como sempre acontece e faz parte do calendário do Alçapão do Curão, os nossos velhinhos da Arca de Noé sempre preparam uma feijoada no referido mês. Desta vez foi no dia dezenove. Nem vamos falar quem assinou o referido prato. Se você tentar acertar e errar, ganha um fusca zero.
           
                                “Aniversário do Carlinhos”
26/06/2014

            Comemorando mais um aniversário, o nosso amigo Carlinhos presenteou seus amigos lá no Alçapão com uma bacalhoada. O Zé Ramos e o Edu capricharam na execução da iguaria, quem diria! Isso é uma redundância. O Alçapão registrou uma média alta de idade. É que havia uns simpáticos e alegres amigos do Carlinhos que vieram abrilhantar o evento e cumprimentar o aniversariante do mês. Parabéns o Carlinhos pela data e que você tenha muita saúde e paz de espírito em sua jornada terrena.


                                           “Fatos, Relatos e Supapos”
26/06/2014

            Nessa noite do bacalhau, o Edu quase que assou a mão no cabo de uma panela. O depto de brigada foi acionado. O que tinha de receita fornecida pelos nossos plantonistas foi grande. A sorte dele foi que o nosso campeão olímpico Steve Reeves (interpretado pelo Alfredo) estava presente no evento e saindo na maior vula foi buscar um gel milagroso para nosso paciente. Há um filme de 1959 cujo título era “La Battaglia di Maratona”, no Brasil o título do filme era “O Gigante da Maratona”. O campeão olímpico Phillipides corre 42 quilômetros da cidade de Maratona até Sparta para recrutar um exército de corajosos. Caramba meu! Alguém se lembra disso? Deve ter passado nos cines República, Cine Teatro São Francisco, Cine Jade (Vila Galvão) ou Cine Santo Antônio (Vila Augusta). É do tempo da zagaia.
            Tem gente na nossa turminha que depois de velho quer praticar o tal do Snowboard. Segundo apurou-se, a coisa tá pegando e tem gente praticando à beira da represa de Nazaré Paulista. Quem será? Desde que se utilize o material esportivo correto. O Snowboard é um esporte que, tal como o skate e o surfe consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este, porém se faz nas superfícies nervosas das encostas de montanhas – como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. Será que o nosso praticante das encostas de Nazaré Paulista, SP atendeu esses requisitos? Cremos que não. Deve ter improvisado e catapimba. Estatelou-se.
            Há rumores de que há um investidor rondando a diretoria da Associação Desportiva Vila das Palmeiras querendo patrocinar os nossos velhinhos da Arca de Noé. Corajoso! Essa empresa quer colocar o logotipo de seu principal produto estampada nas camisas do time de veteranos. Putz! Será que vão trocar a bengala pela dentadura? Não dá pra juntar os dois logotipos na mesma camisa? Isso vai gerar um referendo entre os jogadores e torcedores. Aguardemos.
            Algo interessante se observou lá no Alçapão nesta quinta-feira dia 26. O Perninha, emérito fritador de bolinhos de quaisquer espécie, e o rei do arroz, desta vez sem o devido capacete foi pilotar a churrasqueira para assar as sardinhas na brasa. O cara é versátil e aprende fácil quase que tudo.
            Nós pensamos que teríamos um novo Papa! Papa? Só se for papa moscas. O que se comenta é que vamos ter, são “Vovôs” e de primeira viagem. O que aconteceu foi o seguinte; começou sair uma fumaça branca na nossa modesta chaminé da churrasqueira e vai daí que os velhinhos ficaram alvoroçados. E olha que tinha uns simpáticos velhinhos nessa noite. Achamos que a fumaça é para eleger o mais simpático... Era a sardinha assando na brasa sob a batuta do Perninha!
            Está bombando nos meios de comunicação, um vídeo que mostra as peripécias de um novo “lutador” de UFC. Por conta disso, o Curão está pensando em montar um ringue em cima da mesa octogonal que tem lá no alçapão. Será que dá para executar essa obra? E outra coisa, dá para comportar os lutadores? Bem, pelo tamanho do lutador desafiante, sobrará espaço até para o juiz. Isso está cheirando a rinha de galo velho.
            No sábado dia 05 de julho, estivemos presentes na festa de 7 anos da Torcida Jovem da Associação Desportiva Guarulhos. A data foi comemorada com uma galinhada preparada pelo nosso amigo Zé Ramos. E a convite do Fábio e demais da torcida, estiveram presentes o pessoal da Arca de Noé; Magrão, Mangote, Zé Ramos, Pingão, Cilinho, Manézinho, Maurício e Luis. Nossos parabéns à Torcida Jovem pelo aniversário e obrigado por convidar nossos idosos fundadores e precursores da Associação Desportiva Vila das Palmeiras que depois passou a ser A.D. Guarulhos.
                     
“Aniversário do Gerson e João da Rolha”
16/07/2014

            Após término da copa do mundo de futebol, deu-se inicio lá no alçapão o segundo turno do nosso campeonato de aniversariantes. Desta vez, foi o aniversário do Gerson e do João da Rolha que aconteceu na noite do dia 16 de julho último. Uma quarta-feira com temperatura amena e propícia para a comemoração festiva. Aliás, com os nossos velhinhos, em se tratando de comemoração, qualquer dia e momento, tudo é motivo e não há tempo ruim. Os nossos amigos aniversariantes nos ofereceram um prato preparado pelo Zé Ramos e seu fiel escudeiro Edu. Desta vez foi um “Arroz com Suã de Porco” que estava prá lá de bom. Claro que não faltou o pessoal do som musical para descontrair os nossos idosos. Aos amigos e aniversariantes Gerson e João, os nossos parabéns pela passagem da data e obrigado por nos oferecer a iguaria.




Existem amigos que entram na nossa vida, sem nenhum aviso, sem frescuras e sem mentiras, curando nossas feridas, alegrando nossos dias, batizando nosso coração... Aparece na hora em que mais precisamos, ou que nem esperamos...

Entram pela porta da frente, fazendo pose de contente, com ar de quem ficará para sempre... Amigos que se encontram porque o destino é ser amigos, nada mais...

Amizade que começa em qualquer lugar em barzinho, em parques, em cinema, em ruas, em calçadas, em frente ao teclado, em frente à igreja, dentro de ônibus, dentro de trem, dentro de metrô...

Amigo que vira irmão, amigo que vira cúmplice, amigo que tem a cara da gente. Amigo que vira amante, sim, amante, porque é fácil se apaixonar por um amigo, pois o conhecemos bem, e só podemos amar aquilo que já conhecemos.

Amigos se apaixonam um pelo outro, mas não deixam de serem amigos, ao contrário, ficam mais próximos, encontram mais afinidades, aprofundam mais nos sentimentos. Amigo que é amigo acima de tudo defende a gente bravamente, fala com franqueza, suporta nossas falhas, perdoa nossos erros...

Existe amigo descuidado, amigo mal falado, amigo oculto, amigo sem cultura alguma, amigo doido, amigo sonhador, amigo bonito, amigo sem rosto, amigo sem dinheiro, amigo de boteco, amigo por algumas horas, amigo para qualquer parada...

Existe amigo como você, que traz paz, que faz sentir saudade, que conhece a alma, que aconchega o coração. Amigo, sempre amigo, somos amigos para sempre...

(Vilma Galvão) 


Quando morremos, deixamos atrás de nós tudo o que temos e levamos tudo o que somos.