domingo, 1 de julho de 2012


Associação Desportiva Vila das Palmeiras
                                                                      1964-2012
Coluna dos Velhinhos – Edital ADVP-007/2012
Suã - Galinhada - Feijoada - Futebol
Junho de 2012

                  Pum, pum, pum... Catapum, pum, pum! Rojão, fogueira e balão. Também tem canjica, amendoim e paçoca. Quem não tomou quentão ou vinho quente comendo pipoca! E nem ouviu a sanfona de Mario Zan! - “Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô! Cuidado para não se queimar, pois essa fogueira já queimou o meu amor”. Qual dentre vós não participou ou presenciou uma festa junina? Pois é estamos em pleno mês de junho e uma das tradicionais festas do país é a festa “junina”. Vamos aproveitar! Viva Santo Antônio, São Pedro, e São João!
                   Bons tempos passados quando o pessoal da “Arca de Noé” pulava a fogueira. Hoje os caras só estão pulando é fogueira feita com palito de fósforo apagado e olhe lá. E arrastando o pé no arraial, literalmente. Que audaciosos! Mas no futebolzinho a conversa é diferente.
                  Neste mês de junho, os nossos velhinhos começaram a todo vapor. Como se isso fosse novidade! Na terça-feira dia 5 de junho o cardápio foi “Arroz com Suan”, e na quarta-feira dia 6, uma “Galinhada”. Tudo isso preparado pelo nosso alegre, dedicado e paciente mestre cuca, Zé Ramos. Quem sempre está a sua volta, é o outro mestre cuca, Tio Moacir. Na terça-feira devem ter comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Já na quarta-feira foi festejado o aniversário do nosso amigo e frequentador do “Pub do Curão”, o Dr. Demóstenes. Parabéns aos nossos “Mestres Cucas” pela iguaria, e ao Demóstenes pela oportunidade de dividir conosco a alegria da passagem de seu aniversário.
                Está ficando difícil estacionar à noite nas adjacências do nosso centro gastronômico. Apesar do chefe do Pub abrir um estacionamento dentro do local. Mas pudera só ele ocupa toda a área. Até oficina de conserto de aparelho musical funciona no alçapão do Curão! Quem está fazendo o nome é o Perninha, discípulo do Manézinho. Ainda bem que não é o flyback que ele conserta.  
                  Após todas essas iguarias e comemorações, houve uma pequena pausa para um merecido desanuviar dos nossos atletas e frequentadores. É que fizemos um apronto técnico tático dia 14 de junho no campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos diante do time do “Tá (o) Lento”, e nós também. Tudo isso para definir o time e a tática para a partida em São José dos Campos, SP. Com gols de Gordinha e Ronaldo, os nossos velhinhos venceram por dois a um. Nosso estrategista técnico Mangote mandou pra campo: Pascoal, Ramiro, Flávio, Magrão e Cilinho, Gordinha, Nega Rosa e Medina, Ceará, Ronaldo e Careca. Depois entraram: Reni, Jorge, Tilico, Edgard, Zé Carlos, Gilmar e Vilson. Após o jogo fomos à cantina do clube para saborearmos joelho de porco regado a uma cervejinha e demais componentes.
                  Por exigência da comissão técnica, os preparativos para o jogo do sábado dia 23 de junho, tiveram inicio no sábado anterior dia 16 de junho. Os velhinhos se concentram em suas casas e se descontraem no “Pub do Curão”, até a véspera do dia da partida. E começou com uma feijoada bem leve para quem come pouco, e substanciosa para os mais vorazes. E como têm! Para acompanhar, fora a couve e a farofa, tivemos nossos músicos dando uma canja musical. Na quarta-feira dia 20 de junho detonaram a feijoada que sobrou do sábado. Pô meu! Sábado será que os caras aguentam correr? Como o time está mesclado com jogadores que comem bem, mais os que com farinha comem também, então não têm pra ninguém.
             Já se passaram mais de um ano que o esquadrão dos algozes e pacíficos, cônicos e cômicos velhinhos da Associação Desportiva Vila das Palmeiras, sob o comando do nosso estrategista técnico Mangote, não atuava no gramado da A.D.Panasonic, na cidade de São José dos Campos, SP. E foi na manhã fria do sábado, 23 de junho que a turminha da “Arca de Noé” se apresentou à Rua Castro Alves, em frente ao Pub do Curão e ao lado da oficina do Quirino. E dali seguiu viagem até o local do jogo. De futebol é claro!
           Até que não está sendo difícil escalar. Isso que o diga nosso amigo  Mangote. O segredo é manter a base (os mais pesados), e apelar para os velocistas. Ah! Estamos acreditando que tem!  A verdade que, com as apáticas táticas e as práticas estáticas, o nosso “ex-quadrão” tem mantido certo padrão de jogo e com isso saindo-se vitorioso. E o nosso centro avante hein! Passou em branco no último apronto, lá no gramado sintético do Sindicato. Porque será?
O JOGO

             Todos a postos, fardamento esportivo já entregue aos barrigudos e a aos poucos magrelos do elenco, lá fomos nós para mais um “sacrifício” de final de semana.            
                    Desta vez não houve nenhum teste de vestiário. A Comissão Técnica
liberou todos os atletas para a partida. Dessa forma, o Mangote mandou para a “cancha”, os seguintes atletas que iniciaram o jogo: Maidana, Ramiro, Edgard, Luisão e Cilinho, Reni, Nega Rosa, Celso e Nenê, Careca e Marquinhos. Depois entraram Gerson, Raimundo, Magrão, Ceará, Gilmar, e Batatinha. Vencemos a partida por 5 X 1, com gols de Careca, Celso, Marquinhos (2) e Gilmar.
                  Como diria o locutor Silvio Luis, o Careca fez a bola balançar o capim do fundo do gol adversário. E olha que ele, o Careca, chegou modestamente com uma pequena sacola que mal cabia sua “chanca”. O sabonete deve ter vindo ao bolso. O contraste disso ficou por conta do nosso zagueiro diretor, que trás uma tremenda bolsa pesada pra caramba, cheia de tubos, potes, sabonetes e etc., até parece uma drogaria ambulante. Será que o cara é “caixeiro viajante”? Se for, então deve ser o seu Quequé!
             No decorrer da partida, um atacante da Panasonic, veio em direção do nosso zagueiro e tocou a bola de um lado e correu pelo outro lado, o chamado drible da vaca. A bola passou, mas o atacante bateu no mourão da porteira. Já o nosso colibri voador, vestindo uma camisa de goleiro confeccionada com fio de linha extraído do pé de Aroeira, tentou encaixar a bola nos braços, num chute desferido pelo adversário. A bola deu um catapimba no seu peito que quase voltou para o meio de campo. Êta peito duro sô!
                  Após o jogo, foi servido um pernil assado, oferecido pelo nosso amigo e Vereador Eraldo de Souza. Nossos agradecimentos ao Eraldo pela cortesia para conosco. Melhor ainda seria se estivesse junto a nós.
                  Quem está em todas, é o nosso amigo Perninha. Pena que não foi conosco a São José dos Campos. Deve ter perdido o “alvará” ou boicotaram o membro da comissão técnica. Vai ficar para a próxima. E por falar em “Comissão Técnica”, a delegação estava assim constituída:

Chefe da Delegação            Manézinho
Supervisor                             Robertinho
Estrategista                           Mangote
Nutricionista                          Zé Ramos

                  Como sempre, a receptividade do pessoal da A.D.Panasonic para conosco é muitíssimo cordial, respeitoso e alegre. Sentimos-nos sempre bem à vontade e tentamos retribuir da melhor forma possível. Ao Emerson e demais componentes do Clube, nossos agradecimentos mais uma vez.
              
 
   Sanfoneiro tocando o fole
               

   A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a
   nossa alegria e dividindo a nossa dor. (Joseph Addison)
  
   A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma
   pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.
                                                                     (George Eliot)

   Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia
   as manifestações de amizade acabam por perder esse sentimento.
                                                                      (William Shakespeare)

   Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é
   honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto.
                                                                      (Cícero)